Elecgas

Apresentação

Elecgas | Projeto

 

O projecto inclui o desenho, construção, comissionamento, operação e gestão de uma central de ciclo combinado (CCGT) com a capacidade de 2 x 418 MW, no Pego, perto de Abrantes no centro de Portugal.

A central está situada dentro da já existente Central Termoeléctrica do Pego a carvão com uma capacidade de 2 x 300 MW, proprietária da Tejo Energia SA. A Central de Ciclo Combinado do Pego foi construida no terreno destinado à construção de mais dois grupos a carvão e que nunca chegaram ser construidos.

A central consiste em 2 grupos de veio único, cada um com uma caldeira de recuperação de calor tipo Benson. A central de ciclo combinado partilhs alguns serviços auxiliares com a central a carvão, tais como acessos e segurança, central de combate a incêndios, equipamento de monitorização ambiental, caldeira auxiliar, água industrial, desmineralização e tratamento de efluentes, etc.

O custo do projecto foi estimado ser aproximadamente €580 milhões, financiados por um misto de dívida e capitais próprios com um rácio de 85:15. Os bancos principais que financiaram o projecto são: Banco Espirito Santo de Investimento, Banco Millennium BCP Investimento, Banco Santander Totta, Caixa Banco de Investimento, Caja Madrid e The Royal Bank of Scotland.

A central da Elecgas está totalment operacional desde Março de 2011. Foi construida por um consórcio liderado pela Siemens no âmbito de um contrato de construção "chave na mão" utilisando turbinas a gás SGT5-4000F em ciclo combinado, com uma eficiência esperada de 58%.

Gás natural é fornecido pela Endesa e a totalidade da electricidade gerada é vendida também à Endesa, no âmbito de um contrato de Tolling com a duração de 25 anos.

A Central de Ciclo Combinado do Pego foi projectada de modo a minimizar o ruído e a poluição atmosférica. A monitorização de emissões, qualidade do ar e níveis de ruído é efectuada regularmente.